sexta-feira, 14 de março de 2008

1º ANO DE CONQUISTAS NO COMBATE A POBREZA E DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Com o intuito de proporcionar qualificação profissional as famílias de baixa renda de Guarulhos e região, é que foi fundado o Instituto Sonho de Ícaro.
Já no começo enfrentamos o nosso primeiro desafio: a escolha do nome do ISI, que foi proposto através da musica do Byafra - Sonho de Icaro, que retrata que todos nos temos que voar para que consigamos alcançar os nossos objetivos mesmo que depois haja uma queda para que tenhamos a consciência de um novo aprendizado.
Voar, Voar
Subir, Subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Hoje depois de muitas lutas e obstáculos superados pelos Idealizadores do Projeto, Diretores, Colaboradores, Voluntários e Professores do Instituto Sonho de Icaro, temos a consciência de que após esse primeiro ano do ISI temos a certeza que é possível sim ajudar ao próximo e o quão gratificante isso é para nós.
Nesse um ano de ISI já conseguimos abrir mais dois pólos: o primeiro no jardim Aracília e o segundo no Parque Alvorada e sabemos que lá contamos também com pessoas qualificadas para dar um bom suporte a comunidade de baixa renda daquela região.
O nosso intuito é proporcionar condições dignas para que essas pessoas possam voltar ou inserir-se no mercado de trabalho e poder efetivamente sair do labirinto sem portas em que sua vida encontra-se
Sabemos da dificuldade que é para nós, pois, queremos atender a todas as famílias, e isso ainda não esta sendo possível.
É extremamente importante para o ser humano ter seu emprego ou gerar a sua própria renda, muitas pessoas hoje só se sentem dignas com um emprego, por se sentirem auto-suficientes e saber que alguém precisa do conhecimento delas. O nosso sonho é proporcionar a essas pessoas uma qualidade de vida melhor e mais digna.
Hoje podemos afirmar que todos os nossos sonhos e realizações propostos nesse um ano de ISI foram conquistados através da garra e força de todos.
Quero aqui parabenizar a todos os Voluntários, Diretores, Colaboradores e Professores por esse um ano repleto de realizações e conquistas, em especial gostaria de citar e parabenizar também aqui o nosso Presidente de Hora e Mantenedor o Prof. Alexandre Sant Anna, que idealizou e implementou esse projeto. Sem o ideal e persistência dele não conseguiríamos concretizar esse sonho.
Parabéns Prof. Alexandre Sant’Anna por nos fazer enxergar que o prazer da vida está em podermos passar ao próximo aquilo que temos de melhor: o nosso conhecimento.


Fernando Azevedo Canovas
Secretario de Comunicação Social

GUARULHOS - TODOS UNIDOS PELA INSERSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

É inadmissível que a cidade de Guarulhos, que está entre as dez maiores economias do país não consiga ter um plano que integre iniciativa privada/ poder público/ sociedade em prol de prepararmos nossos guarulhenses para ocupar o quanto mais e melhor as oportunidades que o mercado de trabalho está proporcionando não só em Guarulhos como também no estado de São Paulo.
Em 2007, Guarulhos o serviço de Intermediação de Mão de Obra de Guarulhos captou 32.362 vagas para serem preenchidas, foram enviados para entrevista 83.757 pessoas das quais apenas 8.877 foram admitidas, ou seja menos de 30% das vagas disponíveis, isso é o reflexo de que não há uma interação entre todos os envolvidos.
Perde as empresas que ficam com vagas ociosas por quase um ano a procura de trabalhadores qualificados, perde o município que não proporciona oportunidade de qualificação voltada para essa realidade e a economia local deixa de se expandir e principalmente perde os desempregados que continuam sem oportunidade de ocupar uma vaga no mercado formal de trabalho.
O aeroporto Internacional de Guarulhos é um exemplo claro da falta de integração do poder público local com a iniciativa privada, são mais de 20.000 trabalhadores empregados no aeroporto dos quais menos da metade são de Guarulhos, poderíamos ter em nossa cidade quase 10.000 desempregados a menos se houvesse oportunidade de acesso a essas vagas por nossos guarulhenses.
Longe de mim de cercear a entrada de trabalhadores de outros municípios em nossa cidade, o que estou propondo é justamente o inverso, que Guarulhos se torne uma cidade exportadora de mão de obra qualificada, que preparemos nosso povo para que ocupem não só as vagas ociosas em Guarulhos, mas também na capital, região metropolitana, etc.
Não é tão difícil assim já que em 2007 forma geradas quase 2 milhões de vagas no mercado de trabalho em todo o país dos quais quase 700 mil foram no estado de são Paulo.
Devemos todos abraçar um verdadeiro projeto de inserção dos desempregados guarulhenses no mercado de trabalho com total capacidade não só de acesso, mas também de permanência no mercado formal, o que é bom para a cidade em todos os aspectos sociais e econômicos.

Entrevista Presidente de Honra


Entrevista com o Prof. Alexandre Sant'Anna, 32 anos, pós-graduado em educação matemática e especialista em matemática pelas faculdades Oswaldo Cruz e PUC-SP, Ex-Secretário Adjunto do Trabalho- Prefeitura de Guarulhos.
Instituto Sonho de Ícaro – ISI - O Sr tem apenas 32 anos e uma bagagem muito grande, a que o Sr atribui tanta experiência?
Alexandre Sant'Anna - AS - Acredito que todos somos capazes de assumir responsabilidades, independente da idade, a capacidade de cada um está dentro nós mesmos.
ISI - Conte-nos um pouco dessas experiências a frente de alguns projetos na Prefeitura de Guarulhos?
AS - Quando assumi a coordenação do CTMO, tive uma grande tarefa, a de levar para os quatro cantos da cidade a qualificação profissional que estava concentrada apenas na Vila Augusta e, graças a Deus e a equipe que trabalhava comigo, conseguimos com isso ampliar o número de pessoas atendidas em 350%, pulamos de 3000 para 13.500 alunos concluintes dos nossos cursos.
ISI - Como surgiu a idéia de fundar o Instituto Sonho de Ícaro?
AS- Sou professor há 13 anos, fiz várias pesquisas relacionadas às vagas no mercado de trabalho para os jovens e aqueles que estão desempregados e a partir daí me especializei nessa área, descobri que o que dignifica a pessoa é o trabalho, quando ficamos desempregados parece que se abre um abismo por baixo dos nossos pés, a partir daí me reuni com um grupo de pessoas ligadas pela mesma causa e começamos a discutir a fundação de um instituto que atuasse em várias causas sociais e demos cara e corpo para esse projeto.
ISI - Que causas sociais são essas?
AS – Nos últimos anos houve a abertura de milhares de vagas no mercado de trabalho, mas em contra partida as pessoas pertencentes as famílias de baixa renda tem dificuldade de acesso por não terem qualificação, á partir daí projetamos disponibilizar a essas famílias vários cursos de qualificação profissional; temos também o projeto de reforço escolar: num momento em que as crianças estão crescendo com defasagem no seu aprendizado, temos que auxiliá-las no processo de alfabetização para que possam ter melhores rendimentos na escola, por que no futuro bem próximo o mercado de trabalho e a vida irá exigir isso delas; temos um cadastro de famílias de baixa renda para que possamos dar um mínimo de assistência a elas seja na qualificação, no reforço, no trabalho de saúde preventiva, sempre focado na busca do combate a exclusão social e econômica em que vivem.
ISI - Profissionalmente você está realizado?
AS - Desejo que o Instituto Sonho de Ícaro possa se tornar um marco no trabalho diferenciado de política social.
ISI - Uma mensagem?
AS - Fé em Deus, perseverança, persistência, luta, auto-estima bem elevada, vontade de viver e vencer, sete ingredientes fundamentais para a vitória na vida. Amor, respeito e solidariedade ao próximo, para que tenhamos um país de fato e de direito sem excluídos, sem discriminados, sem preconceitos e que este realmente chegue a um dia ser de todos nós.
ISI - O Sr. tem algum agradecimento a fazer neste momento tão importante? AS- A Deus por nos ter dado condições de podermos estar aqui, com saúde e com muita vontade de ajudar as pessoas, aos meus pais que me deram todas as condições para me tornar o homem que sou, a minha esposa Valdenice e meu filho Pedro Henrique que entendem e apóiam esse trabalho que estamos desenvolvendo, mesmo que tenha dificuldades, falta de tempo para o convívio mais qualificado, mas a grande felicidade é a de poder nos doar a uma causa que acreditamos e podemos concretizá-la.

quinta-feira, 13 de março de 2008

“Potência no desenvolvimento social e combate a pobreza"


AÇÃO SOCIAL, CURSOS, EVENTOS E INFORMAÇÃO

O Instituto Sonho de Ícaro (ISI) está atendendo mais de 400 famílias em suas várias frentes de atuação. Já são cinco cursos de qualificação profissional, sendo eles: Auxiliar Administrativo, Operador de Telemarketing, Cabeleireiro, Artesanato e Espanhol. São quatro turmas de reforço escolar em alfabetização que já estão tendo acompanhamento pedagógico e total atenção às suas necessidades de aprendizagem. Está sendo realizada a alfabetização de jovens e adultos através do Mova, no período noturno, na sede da instituição. A agenda de atendimento psicológico e de fisioterapia para este final de ano está totalmente completa. Estaremos em breve disponibilizando novas vagas para estes atendimentos. O feirão do ISI, que acontece todas as terçasfeiras à tarde, está atendendo um total de 100 famílias e, a direção do instituto, está viabilizando novas parcerias para ampliar em breve este atendimento. O pré-vestibular está atendendo em torno de 40 jovens da região do Jardim Aracília, em Guarulhos, e também do município de Arujá. Estarão abertas em março novas vagas para 2008. Estamos ampliando nossos trabalhos e estaremos inaugurando mais uma sede do ISI, agora no Parque Alvorada-Pimentas, onde teremos cursos de qualificação profissional, reforço de alfabetização, atendimento psicológico e telecentro gratuito para os jovens de famílias de baixa renda. Enfim, nossa locomotiva social está a todo o vapor contribuindo para diminuir as diferenças sociais existentes em nosso país para que ele de fato possa ser de todos.